quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Histórinhas

ZAQUEL: UM HOMEM BAIXINHO
Um homem baixinho e uma grande árvore
Lucas 19.1-10

Objetivos:
Compreender que Deus se importa com todos nós, individualmente, sem distinção de idade, cor ou classe
social. Deus nos trata de forma pessoal. Ele sabe o nosso nome. Relacionar a situação de Zaqueu
à das pessoas que muitas vezes têm uma imagem negativa de si mesmas, o que pode dificultar de se achegarem
a Cristo. Agir tentando demonstrar por meio de nosso viver como é andar ao lado de Jesus. Buscar transformar aquilo
que nos impede de ser um bom exemplo para as outras pessoas.

Versículo: “Deus amou tanto o mundo que deu seu Filho único para
que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna.” João 3.16

Visual para o versículo: Fazer uma guirlanda de corações contendo o versículo.

Observação: Apresentar às crianças um coração recortado em papel cartão ou EVA. Discutir com
as crianças o que ele representa. É importante discutir de forma simples o que é amor, uma vez que em nossos dias a palavra está muito
banalizada. Você ama seu pai, sua mãe, seu carro, sua roupa nova, ama até cachorro-quente, há quem faça amor. Mas o que é amor
de verdade? Como é o amor de Deus?

Sugestão: Ginástica do amor de Deus.
Ensine para as crianças a ginástica do amor de Deus. Todos em pé devem repetir a fala e os gestos do
orientador.
“O amor de Deus é tão grande”
– Eleve os braços e desça-os abrindo em forma de círculo.
Pra direita – Erga e abaixe o braço direito.
Pra esquerda – Erga e abaixe o braço esquerdo.
Pra frente – Erga os braços para frente e curve o tronco na
mesma direção.
Pra trás – Estenda os braços para trás e curve o tronco na mesma direção.
Pra todo lado – Repita o movimento inicial.

Lembre-se de que a criança reproduzirá seus gestos. Portanto, se eles forem acanhados e tímidos,
elas farão ainda com menos vibração e intensidade. Fale as palavras enfaticamente e os gestos com muita
vontade. Elas gostarão muito dessa brincadeira.

Visual para a História: Faça uma árvore utilizando galhos secos, isopor, balões, enfim, seja
criativo, aproveite materiais que você possa encontrar com facilidade e que resultem num visual bem alegre e colorido. Faça um
bonequinho de meia para representar Zaqueu e outro para representar Jesus. A multidão poderá ter seu perfil recortado em papel-
cartão. Desenhe a frente de uma casa em papel-cartão e coloque uma plaquinha “Casa de Zaqueu”.
Outros materiais podem ser utilizados, como casinhas de boneca, bonecos de diferentes tamanhos, vaso com folhagens e outros.

Montagem dos bonequinhos de meia:
1) Pegue um pé de meia;
2) Coloque um chumaço de algodão na ponta;
3) Com uma fita comprida, dê um laço para separar a cabeça do corpo;
4) Deixe as extremidades do laço num comprimento adequado para formar os braços;
5) Na ponta da fita cole um pequeno círculo de papel, fazendo as mãos;
6) Decore o rosto e está pronto seu boneco.

História
Havia um homem muito importante. Seu nome era Zaqueu. Ele era um cobrador de impostos e as pessoas não gostavam muito
dele não. Diziam que Zaqueu roubava, cobrava mais do que elas deviam e guardava o dinheiro pra si. Mas esse homem muito importante
tinha um probleminha, quer dizer, ele considerava um problemão. Ele era muito, mais muito, mais muito baixinho e isto não
permitia que ele fosse feliz. Então ele usava de todo o seu poder para que as pessoas o respeitassem. Zaqueu vivia assim,
até que um dia ouviu dizer que Jesus estava chegando em sua cidade. “Jesus! Dizem que Ele é o Filho de Deus. Dizem que Ele
faz milagres, ensina o povo... Eu quero conhecê-lo” – pensou Zaqueu. Não demorou muito para que uma grande multidão se formasse.
As pessoas se aglomeravam e falavam uma para as outras: “Jesus, Jesus está chegando...”. Ah, Zaqueu tentou aproximar- se, ia abrindo caminho por
entre as pessoas, mas ninguém cedia, todos estavam curiosos e quando percebiam tratar-se de Zaqueu aí é que dificultavam mesmo. Zaqueu bem que tentou,
mas a multidão começou a apertá-lo contra uma árvore... Ah, que pena... ser tão pequenino assim no meio de tanta gente... impossível ver Jesus. Mas Zaqueu era
insistente, e a árvore lhe deu uma idéia. Como se fosse um menino de novo, Zaqueu rapidamente escalou o tronco da árvore, subiu em seus galhos o mais alto
que pôde... agora sim, lá estava Jesus. Zaqueu podia vê-lo e ouvilo. Nosso homenzinho só não esperava por uma coisa: ao chegar embaixo da árvore, Jesus parou,
olhou para cima e disse: “Zaqueu, desce depressa, porque hoje eu quero ir à sua casa”. Que susto! Zaqueu quase caiu da árvore. “Jesus sabe o meu nome e
que ir à minha casa!”. Não teve dúvidas, desceu da árvore ainda mais depressa do que subiu e todo orgulhoso foi indicando o caminho de sua casa para Jesus.
As pessoas não gostaram nada daquilo: “Como pode Jesus ir à casa deste trapaceiro. Zaqueu não merece que Jesus goste
dele”. Ao chegar à casa de Zaqueu, Jesus começou a conversar com ele, falou sobre o grande amor de Deus, sobre como o Senhor amava cada pessoa, sem
olhar o seu tamanho, cor, raça ou situação financeira. Falou também da importância de amarmos aos outros, de demonstrarmos o amor de Deus em nossos atos.
Enquanto Jesus falava, Zaqueu foi entendendo o quanto estava errado em trapacear e roubar as pessoas. Então Zaqueu tomou uma decisão: “Senhor Jesus, prometo
devolver tudo o que roubei das pessoas quatro vezes mais e também darei metade de tudo que tenho aos pobres”. Jesus alegrouse muito, pois Ele sabia que Zaqueu
nunca mais seria o mesmo.

Para pensar: as pessoas são levadas a crer que o mais importante é parecer, do que ser. É acumular bens. Assim, a auto-imagem das crianças também fica
comprometida, principalmente daquelas que vivem em grandes centros e sofrem mais pressão da mídia. Não só no que diz respeito a possuir bens, mas também ao
enquadrar-se nos impossíveis padrões de beleza impostos até aos pequeninos. Ensine para os seus alunos que Cristo não olha as aparências, mas o coração, e que
devemos acumular tesouros eternos de amor, bondade, verdade e paz.

Trabalho manual: Colar folhinhas de árvore ou folhinhas de papel nos galhos da árvore e desenhar Zaqueu. Figura 4. Página 25

Ato concreto: desafiar as crianças a convidar um amiguinho que elas achem solitário a conhecer a igreja

Nenhum comentário:

Postar um comentário