quinta-feira, 1 de outubro de 2009

teatro de fantoches

Teatro de Fantoches

Objetivo Maior: Buscar as almas perdidas, levar a palavra de Deus a todos.
Importante: Orar sempre e não se importar com as perseguições que irão ter, críticas construtivas, e críticas destrutivas, porque o inimigo esta furioso e mandará suas flechas desanimadoras, cansativas... e por isso o ministério deve ser de pessoas espirituais. Faça o melhor para Jesus !!!

Exercícios para um bom teatro de Fantoche

Preparação Vocal

Ressonância (aumentar a duração do som), soltando o ar...
Trabalhando as vogais: A,E,I,O,U (aberto e fechado)

Dicção
Para trabalhar textos com falas, ter domínio da dicção é fundamental para trabalhar a personagem .Quanto melhor desenvoltura você terá na sua interpretação. Comece com estes exercícios:Ba, be, bi, bo, bu
La, le, li, lo, lu
Da, de, di, do ,duPsa, pse, psi, pso, psuPra, pre, pri, pro, pruVra, vre, vri, vro, vruBla, ble, bli, blo, blu Pssa, pssé, pssi, pssó, pssú.
Cra, cre, cri, cro, cru.
Blá, blé, blí, bló, blú.
Pssacrá, passacré, passacrí, passacró, passacrú.
Rosra, rosre, rosri, rosro, rosru.
Tropracrá, tropracré, tropracrí, tropracró, tropracrú.
Sapatoprá, sapatopré, sapatoprí, sapatopró, sapatoprúCadeiraplá, cadeiraplé, cadeiraplí, cadeirapló, cadeiraplú
Repita três vezes seguidas estas palavras:a- TESSALONICENSSESb- PARALELEPÍPEDOc- OTORRINOLARINGOLOGISTAd- MISSANTROPOe- ARTAXERXES TRAVA-LÍNGUAExercícios de trava-língua pode parecer brincadeira de criança, mas é um ótimo exercício para melhorar a dicção e a projeção vocal. Repita cada palavra articulando bem as mesmas, depois repita-as falando rápido por três vezes.Diga rápido, sem tropeçar na letraE sem errar a palavraMaria Mole é MolengaSe não é Molenga,Não é Maria Mole.É coisa Malemolente, nem mala, nem molaNem Maria, nem mole.O desinquivicavacadorDas caravelarias
DesinquivicavacariaAs cavidades que deveriam serDesinquivicavada
A sábia não sabia Que o sábio sabiaQue o sábia sabia.
O doce perguntou pro doce
Qual é o doce mais doceQue o doce de batata doce.



Trabalhando o Alfabeto - Pronúncia

Para ter uma boa pronúncia !
ALFABETO = PRONÚNCIA
A = aB = BeC = CeD = DeE = eF = ÉfeG = GeH = AgáI = iJ = JotaK = CáL = Éle M = EmeN = EneO = OP = PeQ = Que R = ErreS = EsseT = TeU = uV = VeW = DabliuX = Xisy = IpsulomZ = Zé









Manipulando fantoches de mão
Os fantoches de mão são os mais fáceis de manusear para o manipulador iniciante, pois todos os movimentos resultam da forma como o manipulador movimenta o boneco. Antes de você usar o fantoche, trabalhe primeiramente os movimentos das mãos, dos pulsos e dos dedos. Comece com uma simples pantomima (expressão por meio de gestos). Dominando os movimentos básicos, passe para os mais avançado.

Manipulando bonecosPara manipular o boneco é só abrir e fechar da boca, vamos estudar alguns exemplos para tornar esse movimento mais eficaz.a - A cabeça do boneco deve ser mantida levemente inclinada para que a platéia possa ver os olhos do boneco.b - No ato de falar, os movimentos dos dedos e dos pulsos do manipulador devem coincidir com as, palavras do diálogo.c - Sempre que começar um diálogo termine-o com boca fechada.d - Ao fazer o boneco dialogar movimente o pulso para ambos os lados para dar movimento ao boneco enquanto este fala

Manipulando fantoches de varetasCom os bonecos , você pode colocar varetas e ferrinhos nas mãos. Só que esse tem uma diferença você irá manipular a boca com a outra mão, cruze os ferrinhos em forma de X e entrelace os ferros entre os dedos como se estivesse manuseando pauzinho japonês. Esse método permite que você movimente melhor os braços e faça movimento de bater palmas.





Trabalhando a voz para os fantochesColocar uma voz no boneco requer habilidade, siga estas sugestões.# - Comece usando sua voz normal. Quando estiver seguro experimente usar uma voz diferente.# - A voz de um fantoche deve combinar com o seu caráter, uma formiga e um elefante não pode ter a mesma voz.# - Quando houver dois fantoches em cena trabalhe tons contrastantes, (Tom baixo, alto, grave, agudo.).# - Desenhos animados são ótimas referências para se buscar tipos diferentes de vozes.# - Leia pequenos textos e trabalhe-os usando a voz.# - Para se ter mais segurança na voz e na manipulação, decore um texto.# - Imite vozes de animais e tente adequar a voz do fantoche.
Dicas para uma boa manipulação# - Os fantoches devem ser mantidos na posição vertical, não incline os fantoches.# - Cada movimento deve ter um significado, evite movimentos sem razão.# - Os fantoches devem entrar por um dos lados do palco, ao menos, que seja um efeito especial (subir de elevador, escada rolante ).# - Quando dois fantoches estiverem em cena devem estar com os olhos no mesmo nível.# - Os bonecos que não estiverem falando, podem concordar ou discordar, sempre participando da cena, nunca parado e sem movimento.# - Trabalhe reações e emoções com os bonecos. Observe os movimentos de outros bonecos e maneiras de manipulação.Como todo seguimento, o teatro de fantoche tem um mundo de opções, você descobrirá com o tempo muitas outras maneiras de fazer teatro de bonecos e adquirirá técnicas para seu desenvolvimento profissional.


Os Livros da Bíblia

“Não se aparte da tua boca o livro desta Lei: antes, medite
nele de dia e de noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho e, então, prudentemente te conduziras”
Josué 1:8

Vamos aprender pra nunca mais esquecer
Livros que nos mostram como se deve viver (coro)

O Velho Testamento mostra desde a nossa criação
Em 39 livros para nossa meditação

Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio,
Josué, Juízes, Rute, I e II Samuel
I e II Reis, I e II Crônicas, Esdras, Neemias, Ester e Jô.

Coro

Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares,
Isaías, Jeremias e Lamentações
Ezequiel, Daniel, Oséias e Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias e Naum.
Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

Coro

O Novo Testamento mostra Vida, Graça e Salvação
Em 27 Livros para nossa meditação

Mateus, Marcos, Lucas e João, Evangelhos estes chamados são
Atos e Romanos, I e II Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses e Colossenses.

Coro

I e II Tessalonicenses, I e II Timóteo, Tito e Filemon
Hebreus e Tiago, I e II Pedro, I, II, III, João, Judas e Apocalipse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário